segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mais microorganismos......

O pré-projeto do nosso grupo tem uma divisão de trabalhos que pode ser escolhida e tratada diretamente com seu professor/tutor. Faça logo a sua escolha e garanta o seu tema. No pré-projeto também colocamos vários links de onde obter informações confiáveis a respeito do que vai pesquisar. Boa pesquisa.


Título:
Seminários sobre Microorganismos: Conhecendo para Prevenir.
Identificação dos cursistas:
Nome do grupo orientador: Tartarugônicos Tema: Microorganismos
Líder: Sandra Rangel Gomes Castro
Participantes: Luciana de Oliveira Pires
Mauro Flavio de Mello Vasconcelos
Nathalia Vieira Muller
Sandra Rangel Gomes Castro
Rodson (?)
Jussie (?)

Justificativa:

Ø A atual demanda pela interação através da web estimula o professor a desenvolver atividades que usem as novas ferramentas disponíveis. As novas regras do mercado de trabalho cobram cada vez mais esses conhecimentos e a escola não pode se furtar a essa exigência. Ao mesmo tempo em que capacita para novas oportunidades de trabalho, também prepara o cidadão para atuais formas de aprendizagem, através dos cursos à distância, ampliando suas oportunidades de melhoria no conhecimento e de formação acadêmica.

Público a quem se dirige o projeto:
Ø Alunos do 2º ano do ensino médio
Objetivos pretendidos com a atividade proposta:
Ø Capacitar os alunos para o uso ferramentas da web e criação de apresentações;
Ø Divulgar as apresentações criadas (slides ou animações ou filmagem);
Ø Aproximar para a realidade que a demanda tecnológica impõe;
Ø Ser capaz de apresentar-se em público;
Ø Contribuir para uma melhor conduta dos alunos em relação ao grupo com o qual convive;
Ø Conhecer as diversas áreas da microbiologia, identificando-se com a que mais tem afinidade;
Ø Identificar as doenças causadas por microorganismos com os quais convivemos, por seus sintomas mais comuns;
Ø Estimular a busca por melhor qualidade de vida pela prevenção dessas doenças;
Ø Contribuir com a melhoria da qualidade social de vida dos discentes e suas comunidades.

Descrição da atividade:
Os alunos se distribuem em grupos, ficando com os temas, que são: Viremias, Bacteremias, Protozoozes. Preferencialmente o professor sugere que busquem assuntos diversos de outro grupo com mesmo tema.
A interação entre os membros do grupo pode ser on-line ou através de postagens no blog.
Esses conteúdos são pesquisados nas diversas formas de pesquisa tradicional e também na web. É sugerido um número de sites confiáveis para essa pesquisa, como por exemplo:
o www.scielo.com.br,
o www.capes.gov.br
o www.cnpq.br
o www.sbpcnet.org.br
o www.usp.br
o www.unicamp.br
o www.ufrgs.br
o www.fee.tche.br/bibvirtual
o www.medportal.com
o www.bu.ufsc.br
www.sibi.ufrj.br
www.ibge.gov.br
o www.medscape.com
o www.nature.com
Após a pesquisa, é preparado o material de apresentação, usando programas próprios, como power-point, pictureplayer, screencam, flashplayer, movie maker, entre outros.
O Seminário é apresentado para toda a classe (e convidados) em dia previamente determinado.
O material produzido é disponibilizado em blog criado para divulgação, podendo ser fonte de consulta futura. Observar as normas da ABNT para a produção, uso e divulgação do material.
Espaço físico onde pode ser produzida, pesquisada e apresentada a atividade:
Sala de aula, laboratório de informática, auditório.
Meio de comunicação a ser utilizado:
Datashow, Telão, Web.
Tempo necessário à realização da atividade:
a) Para planejamento: 5 a 8 horas;
b) Para execução: 3 a 5 horas;
c) Para o Seminário: 2 a 3 horas (varia de acordo com o tempo de apresentação, tamanho do grupo, tipo de apresentação);
d) Disponibilização da apresentação na web: 3 a 5 horas.
Número ideal de participantes:
Toda a classe (20 a 35 alunos em grupos de 4 a 5 pessoas)

Descrição dos/as participantes:
Ø Apresentação do Seminário: alunos da própria classe, de outras classes, professores convidados, coordenadores, direção (membros da comunidade também podem ser convidados, desde que o professor já conheça o nível e a correção das apresentações a ser feitas).
Ø No blog: aberto à visitação.
Avaliação:
Todas as etapas do projeto são avaliadas, assim como o material produzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário