segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

LEVEDURAS

LEVEDURAS
O QUE SÃO LEVEDURAS?
As leveduras são fungos unicelulares. O talo pode ser filamentoso ou unicelular, podendo haver alternância entre essas fases. As leveduras não fazem fotossínte e não formam um grupo taxonômico. Existem cerca de 600 espécies descritas, agrupadas em 80 gêneros, sendo a grande maioria de ascomicetos.
COMO OCORRE SUA REPRODUÇÃO?
As leveduras se reproduzem assexuadamente por brotamento ou por cissiparidade.
No brotamento, surgem protuberâncias no talo da célula-mãe, que darão origem a novas células.
A reprodução por cissiparidade é semelhante à das bactérias. Algumas leveduras formam esporos como blastóporos e artrósporos.
As células haplóides das leveduras podem servir como gametas e de fundirem, originando um zigoto diplóide, chamado asco, que produz quatros ascósporos haplóides por meiose.
COMO É O SEU CICLO DE VIDA?
O ciclo de vida de uma levedura é predominantemente diplóide e o ascósporo é a célula haplóide do ciclo. Porem algumas espécies possuem ciclos de vida mais variados.
QUAL SUA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA?
As leveduras são exploradas pelo homem a milhares de anos. São fonte de etanol para a produção de vinho, fonte de dióxido de carbono para a produção de pães e também participam na produção de cerveja.
Algumas leveduras são patogênicas, como a Candida albicans, que causa a candidíase.
IMAGENS DE LEVEDURAS:
Saccharomyces-cereviseae



















Leveduras - Sacharomices Cerevisiae Observar na figura abaixo a presença de bactérias aderidas:





















Foto de Microscópio, que mostra claramente a aderência de patógenos na levedura (lado esquerdo da foto) e as leveduras intactas (do lado direito).
















Fonte: nutriave.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário