segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Protozooses




São doenças causadas por organismos unicelulares pertencentes ao grupo dos protistas. Os protistas são heterótrofos e podem ser encontrados praticamente em todos os ambientes. Existem tanto espécies de vida livre, quanto parasitas. Estas últimas são responsáveis pelas protozoozes que veremos a seguir.

Doença de Chagas



Contágio: a forma mais comum de contaminação ocorre quando o tripanossomo penetra no organismo humano através da ferida provocada pela picada de percevejos (barbeiros) contaminados com o protozoário.
Ciclo de vida:
Os barbeiros se contaminam com o tripanossoma quando se alimentam do sangue de mamíferos infestados. Os humanos se contaminam com o protista quando são picados por barbeiros infectados. Os tripanossomas são liberados junto às fezes do inseto, penetrando na circulação sanguínea através da ferida provocada pela picada. Os tripanossomas podem atingir outros tecidos ou órgãos. Ao atingir o coração, o parasita danifica as fibras musculares, prejudicando o funcionamento do órgão.

Sintomas:
A fase aguda costuma ser assintomática, no entanto, febre, mal-estar e edemas podem ocorrer. Os sintomas da fase crônica dependem do órgão atingido e do grau da infestação. No caso do coração, podem ocorrer arritmias e aumento do volume do órgão.

Profilaxia:
Controle das populações de barbeiros, evitando o seu contato com humanos, e tratamento dos doentes.

Malária


Contágio: através da picada de mosquitos do gênero Anopheles (mosquito-prego) contaminados pelo plasmódio.

Ciclo de vida:
Os mosquitos do gênero Anopheles são os hospedeiros definitivos. Os plasmódios se reproduzem sexuadamente no interior de seu trato digestivo, originando um zigoto. O zigoto produz esporos que infestam o organismo do mosquito. Através da picada da fêmea, os esporos atingem a corrente sanguínea humana e migram até o fígado, onde se reproduzem. Os novos esporos penetram nas hemácias, que acabam por se romper, liberando-os na corrente sanguínea. Ao picar uma pessoa contaminada, o mosquito se contamina, fechando o ciclo.

Sintomas:
A liberação dos esporos na corrente sanguínea ativa o sistema imunitário, provocando febre. Cada espécie de plasmódio tem um ciclo de vida com duração diferente, o que provoca diferenças nos períodos de febre. Também podem ocorrer dores de cabeça e no corpo, cansaço e pele amarelada.

T. 3001 - Grupo:
Joice
Lidiane
Vivian
Fabricia
Fontes: www.scielo.com.br, www.ufrgs.br, www.sibi.ufrj.br.

Um comentário:

  1. Olá, Grupo.
    Apesar do resumo estar acima do número de palavras indicado, pode preparar a apresentação, pois vocês abordaram várias protozooses.

    ResponderExcluir